quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Transtornos na Comunicação

Olá! Então, hoje resolvi trazer para vocês um pouco mais dos transtornos do neurodesenvolvimento, especificamente os transtornos de comunicação.




Por que Transtornos do neurodesenvolvimento?
Principalmente, pois costumam ocorrer no período de maior desenvolvimento humano, ou seja, na infância. Mas vale ressaltar que também é por questões neuronais, ou seja, ocorrem tipos de mudanças físicas seja nos neurônios, nos neurotransmissores (a parte química do cérebro) etc.

Vamos lá ver eles então:


Transtorno da Linguagem:
É quando a pessoa tem algum tipo de dificuldade persistente tanto para aprender quanto para conseguir falar (tanto escrita, falada, libras, etc), isso ocorre porque a pessoa tem dificuldades em compreender e/ou também em conseguir realizar, por exemplo:
-Uso de pouquíssimas palavras;
-Frases mal ou pouco elaboradas;
-Dificuldade em discursar, ou seja, falar, explicar, colocar em palavras.
Obviamente esses prejuízos são perceptíveis pela idade, uma criança de 6 anos por exemplo não terá uma fala extremamente elaborada como um adulto de 30 anos, mas pode estar atrasada com relação a outras crianças da mesma idade. E também essa dificuldade não é devido a algum problema sensorial, como surdez, ou outro problema motor, neurológico, intelectual, etc.

Um exemplo bem conhecido aqui seria esse clássico amiguinho da infância:

Sim o Cebolinha da Turma da Mônica é uma ótima explicação, trocar letras, falar mais infantilizado que os outros amiguinhos de mesma idade, por sorte a turminha do Mauricio de Souza é bem legal com ele e não pratica Bullying com ele ;)


Transtorno da Fala:
Aqui a dificuldade é tanta que dificulta até mesmo na compreensão do que a pessoa está falando. Essa dificuldade costuma atrapalhar a pessoa em vários aspectos da vida, como nas relações sociais, na escola, trabalho. Como já falamos costuma começar na infância e não se deve a problemas como surdez ou algum tipo de patologia (doença).



Transtorno da Fluência com Início na Infância (Gagueira):
Bem acho que a palavra entre parenteses já é bem esclarecedora, mas vamos em frente.


Aqui ocorrem algumas perturbações na fala, como:
-Repetições de sons e sílabas;
-Prolongamento sonoro de algumas letras;
-Palavras interrompidas (pausas no meio da palavras);
-Bloqueio (no caso a pessoa faz pausas quando não deve ou fala em momentos que não encaixam);
-Circunlocuções (troca as palavras para falar apenas as mais fáceis);
-Muita tensão física;
-Repete palavras curtas (por exemplo, eu-eu-eu-eu acho);
Esses são vários tipos de gagueira, a pessoa não precisa ter tudo isso, mas tendo um ou mais desses sintomas pode receber o diagnóstico e assim iniciar o tratamento, que costuma também ter junto a ansiedade, que é causa/efeito dos diversos problemas sociais que a pessoa tem ao longo da vida.


Transtorno da Comunicação Social (Pragmática):
Aqui a comunicação com os outro é que tem prejuízo, normalmente em solilóquio (falar sozinho) ou quando fala com familiares ou amigos muito conhecidos a pessoa não tem essa dificuldade, mas com desconhecidos ou pessoas novas tem muita dificuldade.
Seria a pessoa que tem dificuldade até em dar um Oi, não sabe como se portar na fala e nos gestos nos diferentes contextos sociais, por exemplo, a forma de se comunicar em uma sala de aula ou em um shopping, com uma criança ou um adulto ou até falar formalmente de mais, todas são formas distintas de se expressar, mas a pessoa com TCS não consegue distinguir.
A pessoa provavelmente não conseguirá perceber os sinais do outro do que entendeu, gostou ou não, assim não repetirá quando preciso , nem fará pausas ou mudará o assunto. É comum ter dificuldade para entender piadas, metáforas, etc.
É obvio que a pessoa com esse diagnóstico tende a ter muitas queixas e problemas sociais, com imensa dificuldade em ter relações com outros, prejudicando sua vida escolar, amorosa, no trabalho, etc.

Transtorno da Comunicação Não Especificado:
Aqui é o clássico, quando a pessoa não satisfaz os critério exatamente,ou quando o tempo para avaliar é curto. Normalmente é utilizado para se fazer uma melhor investigação posterior.


Bem, entendi, mas isso não é para um Fonoaudiólogo?
Sim é claro que é, um fono pode sem duvidas ajudar muito! Mas vale lembrar que os prejuízos provocados por esses transtornos afetam o psicológico de todos e uma equipe multiprofissional pode ajudar.


Equipe multi-o-quê?
Multiprofissional, ou seja, uma equipe composta de vários tipos de profissionais, como o fono, psicólogo, enfermeiro, médico pediatra, etc. Uma equipe que trabalhe junta para ajudar sempre o paciente.

E a família? Como ajudar?
Bem essa vou fazer em tópicos para ficar mais claro.
-Se informar o melhor possível sobre o transtorno para poder informar o paciente também, principalmente se for criança;
-Buscar um tratamento adequado;
-Buscar livros ou outro material didático e conversar com os profissionais que estão cuidando do paciente;
-Tentar falar sempre corretamente, evitando falar de forma infantilizada com a criança;
-Falar com calma e com frases curtas para auxiliar na compreensão;
-Quando falar tentar ficar na mesma altura da criança e de frente;
-Não repetir os "apelidos" que a pessoa dá aos objetos, mas sempre usar seu nome correto;
-Estimular a comunicação;
-Com crianças conte e peça que lhe contem histórias;
-Não estimular erros, por exemplo, achar fofo que a pessoa fala infantilizado para a idade, ma não precisa castigar ou rir, apenas não estimular;
-Parabenizar quando a pessoa acerta.

Em caso de gagueira, a imagem acima já traz algumas informações, mas vale ressaltar:
-Ficar o tranquilo enquanto escuta;
-Não pedir para parar, se acalmar, ou algo do tipo, isso tende a aumentar a ansiedade;
-Não complete palavras nem frases;
-Nem lhe interrompa;
-Quando falar tente falar com calma para mostrar o modelo;
-Fazer expressões que está entendendo o que é dito (afirmar com a cabeça, expressar surpresa, sorrir, tristeza, em acordo com o que a pessoa diz);



E então alguma dúvida? Como sempre estou aguardando os comentários ;)

Boa terapia a todos ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário