segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Deficiência Intelectual

Olá Pessoal!


Bem resolvi trazer esse assunto pois faz pouco que se passou a semana da pessoa com Deficiência Intelectual, foi dos dia 21 a 28 de Agosto.




Qual a importância sobre esse diagnóstico? 

Bem ele assusta principalmente as mães, que tem filhos com alguma dificuldade. Mas como saber se é mesmo algum déficit intelectual da criança?


Bem, vamos simplificar com este vídeo de uma boa profissional falando do tema:






Ok, então o que é essa Deficiência Intelectual?



Os critérios para esse diagnósticos (ou seja sintomas que a pessoa deve sentir) são:

- Dificuldades no raciocínio, para solucionar problemas, para planejar, entender coisas que não são tão materiais, mas mais abstratas, para ter um juízo saudável, para aprender na escola, e aprender com experiências da própria vida. Estes podem ser realizados testes de inteligência, devidamente aceitos e validados pelo Conselho Federal de Psicologia.

- Dificuldade em se adaptar aos padrões sociais de independência e responsabilidade, sempre precisando de apoio para resolver atividades diárias.

- Essas dificuldades intelectuais e adaptativas, citadas acima, ocorrem durante o desenvolvimento, ou seja, na infância.


Exemplos:
Temos diferentes tipos de gravidade, tentarei dar exemplo das quatro gravidades:

Leve: Na idade pré-escolar é mais difícil de perceber, normalmente sendo percebida na escola quando a criança apresenta alguma dificuldade nas disciplinas, como na leitura, escrita, matemática, tempo e dinheiro (esses últimos vistos mais em adultos). A pessoa pode também ter problemas na memória de curto prazo, ou seja aquela memória que temos pra decorar números rapidamente para digitar, por exemplo. Socialmente a pessoa aparenta ser mais imatura do que a sua idade real e é facilmente manipulada por outros. Na vida, em suas atividades conseguem desempenhá-la, mas costumam exigir algum grau de cuidados, principalmente nas compras, no inicio do emprego, transporte e cuidados com
filhos.

Moderada: Desde que são bem pequenos já apresentam alguma dificuldade no desenvolvimento, e maior dificuldade escolar, necessitando mais e auxilio para realizar suas atividades. Socialmente tem uma dificuldade em manter uma conversa, pois tem um vocabulário mais fraco, ou seja, só consegue falar e compreender palavras mais simples, contudo a pessoa ainda pode manter relações afetivas com muitas pessoas, mas para novas amizades requer auxílio. Na vida consegue se alimentar, se higienizar e ter cuidados primários consigo se passar por longo aprendizados, requerendo alguns lembretes as vezes. Capaz de trabalhar em situações mais simples se tiver apoio no inicio.

Grave: Grande dificuldade em habilidades como leitura, escrita, matemática, etc, tendo mínima compreensão. Fala muito reduzida por conhecimento precário do vocabulário, prende-se mais a acontecimentos do aqui e agora, com grandes dificuldades em entender o passado e o futuro. Relações com os outros são mais voltadas a família e a conhecidos. Precisam de apoio continuo na vida, na tomada de decisão, inclusive nos seus cuidados diários, como vestir-se, alimentar-se, higiene, etc. Consegue aprender algumas atividades, mas apenas com apoio e ensino muito prolongado. Podem ocorrer autolesão, ou seja, a pessoa se machuca propositadamente ou até mesmo sem saber que o fará.

Profunda: As habilidades da pessoa são bem mais voltadas ao mundo físico, utilizando-se matérias especiais para ajudá-la nas atividades diária. Socialmente consegue relações apenas com a família e cuidadores, mas fala muito pouco, compreendendo também poucas palavras e gestos. Depende sempre de outros para qualquer atividade do dia-a-dia, alguns até podem conseguir ajudar se não tiverem graves prejuízos físicos também.


Em crianças menores de 5 anos já podem-se perceber vários desses sintomas, principalmente voltados a seu desenvolvimento, contudo ainda se vê dificuldades em poder avaliar o intelecto, assim opta-se pelo diagnóstico de Atraso Global do Desenvolvimento, reavaliando-se após essa idade.


Já o diagnóstico de Deficiência Intelectual Não Especificada é utilizada quando não se consegue realizar uma avaliação completa, por exemplo em atendimentos emergências em hospitais, ou quando a pessoa avaliada apresenta também prejuízos como cegueira, surdez, mudez, etc que dificultam a avaliação, mas deve ser sempre reavaliada com o tempo.


Ok, acho que já entendi muito, mas como isso foi acontecer?



Bem, voltamos aquela velha explicação. Nada é por apenas um fator, mas sim vários. Pode ser genética, ou algum problema durante a gestação, ou durante o parto, ou tudo isso misturado. As causas podem ser muitas, mas vale lembrar que o importante a partir de então é o tratamento.


E tem tratamento? Cura?

Novamente saliento o fato da área psi ser uma área ainda pouco explorada e estar com muitos estudos ainda acontecendo, então respondo que ainda não há cura, mas o futuro está ai e quem sabe em algum momento se encontre. Por enquanto os tratamentos são mais educativos, ajudando os familiares e pessoas com o problema a tentar viver da forma mais feliz possível, conseguindo quebrar as barreiras tanto da doença quanto do próprio preconceito. 



Alguma duvida ainda? 
Qualquer coisa é só comentar, e se você for de Porto Alegre também será sempre muito bem vindo a minha clínica para conversar. Podem mandar e-mail também psicologasamuelle@hotmail.com




Boa terapia a todos ;)

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