segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Transtorno Bipolar - tipo I

Olá Pessoal, bem
então vamos começar a falar dos transtornos? Óbvio que minha intenção não é dar uma aula e deixar todos formados em psicologia, mas sim para informar e ajudar todos a compreender e quebrar alguns preconceitos.

Pois então estava em duvida com onde começar, pensei em seguir a ordem da apresentação, mas depois escolhi iniciar por um dos transtornos mais comentados ultimamente... o Transtorno Bipolar...


Pra começar um vídeo bem simplificado, mas muito bom de ver com o básico do transtorno pra quem ficar com preguiça de ler:





E aqui uma explicação bem simplificada dos sintomas em ambos os estados:


Pois é pessoal, como mencionado do post anterior existe a categoria “TRANSTORNO BIPOLAR E TRANSTORNOS RELACIONADOS” e aqui existem dois tipos, o tipo I e o tipo II. Como são conteúdos bem extensos vamos ver hoje o tipo I e o tipo II em breve.

Espero que gostem ;)

TRANSTORNO BIPOLAR E TRANSTORNOS RELACIONADOS

TIPO I

Bem, acho que todos tem uma ideia sobre o que é esse transtorno, pode ter ou conhecer alguém que se considere, ou seja, realmente diagnosticado com esse transtorno.

Mas o que é esses tipos? Bem o tipo I é o mais clássico, é aquela imagem bem caracterizada do bipolar, com fases maníacas e depressivas, além de uma famosa fase chamada hipomania (estado mais leve de euforia, excitação, otimismo e de agressividade). Resumindo o característica mais notada e comentada sobre o bipolar são essas constantes mudanças de humor, porém elas não acontecem varias vezes durante um único dia como ficamos escutando por ai, mas na verdade ela acontece durando alguns dias na verdade em uma única fase e depois o humor muda novamente para a outra polaridade. Esses episódios de mudança acontecem poucas vezes no ano (menos de 4) do contrário pode-se pensar em ciclo rápido!

Então sua visão de bipolar começou a mudar? Pois é as coisas muitas vezes são bem diferentes do que se fala por ai. Mudanças de humor são comuns no dia-a-dia de qualquer pessoal, somos humanos e vivenciamos diversas questões que realmente fazem muita diferença no nosso humor acarretando em sua mudança, mas então como identificar se essa mudança é normal ou significa bipolar? Simples, essa mudança de humor, esses estados de humor provocam algum tipo de prejuízo para você ou outros? É muito intenso (exagerado) tudo isso que ocorre com você? Bem se você respondeu sim em alguma das questões então é bom buscar ajuda, pois é o sim nessas questões um dos principais sintomas. Obviamente isso é uma demonstração de um problema bem avançado, e só quando chega no pico é que procuramos ajuda.

Ainda em duvida sobre os tipos? A diferença está nos tipos de episódios, no tipo I a pessoa passa tanto por episódios depressivos, hipomaniacos e também o maníaco (ao menos uma vez), enquanto no tipo II ocorrem apenas o depressivo e o hipomaniaco de forma mais branda, sem o maníaco. E qual a diferença entre esses episódios? O que se passa na pessoa? Bem vou tentar colocar como na imagem, os critérios de cada episódio:

Mania:
-Período com humor anormal e persistente elevado, expansivo ou irritável, com sentimentos de ter mais energia e fazendo muitas atividades, a duração mínima é de uma semana presente na maior parte do dia, quase todos os dias.
-Apresenta 3 ou mais desses sintomas:
     -Grandiosidade, se achar o máximo.
     -Menor necessidade de sono, consegue dormir bem menos e não sente falta.
     -Fala mais rápida ou fala muito mais que o normal.
     -Pensamento parecem que estão rápidos de mais, podendo ter até a sensação que as idéias fogem.
     -Muito distraído, qualquer coisa chama a atenção e não consegue focar em nada.
     -Consegue fazer muita mais do que faria seja no trabalho, escola, social ou sexualmente, ou também uma             agitação não produtiva.
    - Faz coisas sem avaliar as conseqüências, comportamentos muito arriscados, como comprar de mais, ter             relação sexuais desenfreadas, dirigir em alta velocidade, etc.
-A perturbação no humor é tão grave que causa algum tipo de prejuízo à pessoa ou outros, seja ele social, profissional, etc.
-Isso tudo não ocorre como efeito de nenhuma substância.

Hipomania:
-Período com humor anormal e persistente elevado, expansivo ou irritável, com sentimentos de ter mais energia e fazendo muitas atividades, a duração mínima é de quatro dias, presente na maior parte do dia, quase todos os dias.
-Apresenta 3 ou mais desses sintomas:
     -Grandiosidade, se achar o máximo.
     -Menor necessidade de sono, consegue dormir bem menos e não sente falta.
     -Fala mais rápida ou fala muito mais que o normal.
     -Pensamento parecem que estão rápidos de mais, podendo ter até a sensação que as idéias fogem.
     -Muito distraído, qualquer coisa chama a atenção e não consegue focar em nada.
     -Consegue fazer muita mais do que faria seja no trabalho, escola, social ou sexualmente, ou também uma             agitação não produtiva.
    - Faz coisas sem avaliar as conseqüências, comportamentos muito arriscados, como comprar de mais, ter             relação sexuais desenfreadas, dirigir em alta velocidade, etc.
-O episódio é uma mudança clara no funcionamento da pessoa, ou seja, não é uma característica normal do individuo.
-Os outros percebem quando ocorre essa mudança.
-A perturbação no humor não chega a ser tão grave causando prejuízo acentuado à pessoa ou outros.
-Isso tudo não ocorre como efeito de nenhuma substância.

Episódio Depressivo:
-Ter no mínimo cinco dos seguintes sintomas a pelo menos duas semanas e como uma mudança do período anterior, sendo que tem de apresentar ou o humor deprimido ou perda de interesse ou prazer.
     -Humor deprimido na maior parte do dia, ou até mesmo um humor irritável (mais comum em crianças e adolescentes), percebido pela pessoa ou por outros.
     -Perda de interesse e prazer em fazer qualquer atividade.
     -Ganho ou perda de peso sem fazer dieta, ou ainda a redução ou o aumento do apetite.
     -Não conseguir dormir ou dormir mais que o normal.
     -Sentir-se muito agitado ou muito lento.
     -Sentir-se sem energia para realizar as atividades.
     -Sentir-se culpado ou inútil excessivamente e impropriamente.
    -Dificuldade em pensar e se concentrar ou até indecisão.
    -Vontade de morrer.
- Os sintomas causam sofrimento e prejuízo para a pessoa.
-Isso tudo não ocorre como efeito de nenhuma substância.

Bem, é muito comum que quando em fase maníaca ou hipomaniaca o indivíduo não perceba a doença, e até resista ao tratamento. Nessas fases podem ser que a pessoa mude a forma de se vestir, maquiagem, a aparência no todo, para algo com mais apelo sexual ou extravagante mesmo. Outros percebem-se com mais audição, olfato ou visão. Não é pouco comum pessoas se envolverem em jogos de azar também. Alguns tornam-se hostis e ameaçadores podendo, principalmente em caso de delírios, agredir fisicamente a si ou a outro e até mesmo cometer suicídio. Pela falta de juízo crítico a pessoa acaba se envolvendo em situações bem complicadas, sejam sociais, financeiras, familiares, etc.

A idade média de inicio do primeiro episódio é 18 anos.

Pessoas que tem mais de quatro episódios de humor no ano recebem também o especificar “com ciclagem rápida”.

Fatores de risco: residir em países desenvolvidos, ter renda alta, não ter cônjuge e familiar com a doença.

Questões culturais: baixo para afro-caribenhos e alta para norte-americanos.

Questões de gênero:  mais freqüente em mulheres, que tem mais sintomas depressivos e ciclagem rápida.

Suicídio: Risco 15 vezes superior ao da população normal.


Diferenciando de outros transtornos:
-Não será depressão?
Se tiver algum episódio de mania ou hipomania não é não. O tratamento é bem diferente.
-Não é outro transtorno bipolar? Se tiver ao menos um episódio maníaco anterior não é não.
-Não é ansiedade, pânico, pós traumático? Existe muita comorbidade, então é possível que além de Bipolar tipo I tenham outros transtornos.
-Não é bipolar induzido por substâncias? Ai é bom ver o histórico dos episódios, se eles só apareciam quando a pessoa fazia uso de alguma coisa.
-Não é TDAH? Em crianças os sintomas em mania são bem parecidos, e os da depressão podem vir em comorbidade com TDAH, por isso é importante o clinico ver o histórico dos episódios, para perceber se o são ou sintomas do TDAH.
- Não é personalidade? Bem gosto de pensar que na personalidade os sintomas acompanham o indivíduo desde que nasce, ou melhor, fica complicado de ver um inicio, realmente aquilo parece fazer parte do jeito de ser da pessoa.
- Não é irritabilidade acentuada? Aqui é ver se é um episódio maníaco ou hipomaniaco, com duração de
tempo ou se a pessoa está frequentemente passando por isso.



Por enquanto é isso pessoal. Ficou claro ou alguma dúvida? Qualquer coisa estou sempre disposta a responder nos comentários ou pelo e-mail psicologasamuelle@hotmail.com

Se alguém tiver interesse também tenho consultório no centro de Porto Alegre e atendo a todos que precisam, é só entrar em contato por aqui ou pelo e-mail.




Uma ótima terapia a todos ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário